1° semana na Chapada dos Veadeiros

jul 19, 2013

No sábado, dia 13/07, chegamos à mística cidade de Alto Paraíso. Depois daquela pedalada bem desgastante, nos recolhemos no Camping Jardim Nova Era. Esta foi uma escolha bem iluminada que fizemos no lugar. Lá conhecemos pessoas ótimas, como a família do Marcos, o Téo e toda a galera que fez parte da nossa vizinhança durante quatro dias muito agradáveis no camping.

wpid 20130717 090723 1 1° semana na Chapada dos Veadeiros

Nosso amigo Sucrilho

wpid 20130716 094209 1° semana na Chapada dos Veadeiros

Marcos, um dos proprietários do camping

wpid 20130716 094042 1° semana na Chapada dos Veadeiros

Nosso amigo Téo

Alto Paraíso é um dos municípios que integram o espaço geográfico denominado Chapada dos Veadeiros. Neste município está localizada a entrada para o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, mais especificamente no Povoado de São Jorge. O parque é uma área de preservação ambiental, onde não se pode construir, desmatar ou fazer qualquer intervenção. Fora do parque há inúmeros atrativos naturais como rios, cachoeiras e lagos, porém todos em propriedade particular, o que a princípio nos decepcionou, pois é cobrado ingresso para entrar (entre R$10,00 e R$15,00).
No domingo, Marcos, ao nos ver indecisos diante de tantas possibilidades de caminhos, nos convidou para participar de uma aula sobre Teoria do Indivíduo que ocorria próximo ao camping no grupo GDM. Fomos com nosso novo amigo Téo. Foi um dia surpreendente e cheio de informações inusitadas.  Uma das maiores viagens interiores que já tivemos. Essa teoria prega que todos nós somos seres múltiplos, ou seja, com vários “EU”, que estão aqui na Terra para evoluir e resolver pendências do passado…
É um grupo ecumênico, com participantes de várias religiões, mostrando que a prática do bem é o valor maior, independente de dogmas.
Na segunda,  fomos visitar a Cachoeira dos Cristais, que fica a 10 km do centro, com uma trilha de 800 m. Na verdade, ao longo da trilha, existem 8 quedas d’água até chegar a última, que é a maior de todas. Ainda dentro da mesma propriedade,  fizemos uma trilha de 1700 m para a cachoeira Água Fria. Espetacular! Revigorante! Um contato com a natureza que nos faz perceber que somos uma pequena parte de algo grandioso.

wpid 20130715 110241 1° semana na Chapada dos Veadeiros

wpid 20130715 121131 1° semana na Chapada dos Veadeiros

wpid 20130715 121252 1° semana na Chapada dos Veadeiros

wpid 20130715 122835 1° semana na Chapada dos Veadeiros

wpid 20130715 131454 1° semana na Chapada dos Veadeiros

Na terça,  seguimos para a cachoeira Loquinhas. A trilha de 1 km se faz por pontes e deques de madeira. Muito organizado. Lá existem 5 quedas formando cada uma um poço de água cristalina ao longo do percurso. Lindíssimo!

wpid 20130716 125646 1° semana na Chapada dos Veadeiros

wpid 20130716 140446 1° semana na Chapada dos Veadeiros

Poço da Vovó

Na quarta-feira,  o inesperado! Tínhamos feito alguns contatos para alugar uma casinha e ficar mais tempo para explorar melhor o lugar, porém nada tinha dado certo. Quando já estávamos de saída para outro camping em São Jorge, uma mensagem chegou no telefone com a notícia de um quitinete para nós.  Nem acreditamos, marcamos para visitar e fechamos negócio!
Por um salário mínimo, teremos teto com quarto, cozinha e banheiro, contendo uma cama de casal, um fogão, uma geladeira e chuveiro elétrico (água e luz no pacote). Esse luxo todo por um mês!
Foi uma opção mais econômica que nos possibilitará conhecer muitos atrativos deste paraíso, do qual agora também somos moradores. Nos sentimos tão bem que parece que moramos aqui desde a infância, mesmo causando surpresa ao passarmos com nossa bicicleta dupla pelas ruas.
Neste dia,  faxinamos nossa humilde residência, que estava puro pó e teia de aranha.
Para visitas,  estamos localizados na Rua dos Tucanos, n°31, flat 6.
Na quinta-feira,  abastecemos a geladeira. Que saudade!
Durante a tarde percorremos os bairros periféricos. Neste giro,  fomos presenteados com uma revoada de araras e tucanos, o que é bem fácil de ser observado na cidade.
Sexta-feira, pedalamos pela ciclofaixa sentido São Jorge e fomos conhecer as cachoeiras de São Bento e Almecégas 1 e 2.
A que mais gostamos foi a Almécegas 1. Nadamos numa fantástica piscina natural que possui uma queda espetacular.

wpid 20130719 093845 1° semana na Chapada dos Veadeiros

Vista de Almécegas 1

wpid 20130719 100332 2 1° semana na Chapada dos Veadeiros

Almécegas 1

wpid 20130719 114946 1 1° semana na Chapada dos Veadeiros

Almécegas 2

wpid 20130719 132251 1° semana na Chapada dos Veadeiros

São Bento

Se na chegada a Alto Paraíso nossa impressão foi negativa com relação a cobrança de ingressos, com o passar dos dias, percebemos que infelizmente para preservar belezas incríveis como estas é preciso cobrar sim e haver fiscalização até que nos tornemos mais educados e conscientes. Presenciamos cenas  de grupos sujando e até mesmo tentando fazer um “churrascão” nestes locais, sendo necessário intervenção dos responsáveis pelas propriedades.
Lamentável…

Aos queridos amigos que nos acompanham,  informamos que esta parada é uma forma de equilibrar nosso tempo de chegada ao Nordeste, pois passamos dos 3 mil km antes do previsto e nada melhor do que esperar no paraíso.

wpid 20130716 110603 1° semana na Chapada dos Veadeiros

wpid 20130716 101435 1° semana na Chapada dos Veadeiros

Coisas de Alto Paraíso

Compartilhe e Curta!
 1° semana na Chapada dos Veadeiros

Sobre

Romulo e Mariana são casados, amam o cicloturismo e estão dando a volta ao mundo em uma bicicleta tandem.

Outras Aventuras:

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/pacot547/public_html/doisnabike.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273