148° dia. De Sítio Mocó a São João do Piauí

set 4, 2013

Tomamos café da manhã com nossos queridos anfitriões, sr. Rafael e sra. Zilda, e nos despedimos emocionados. Passamos no mercado para agradecer e nos despedir também de Aurílio. Seguimos pela estrada de terra até o Centro de Coronel José Dias. Foram 11 km neste trecho, passando na entrada do parque por onde pedalamos ontem.

wpid 20130902 074658 148° dia. De Sítio Mocó a São João do Piauí

Centro de visitantes

Na BR 020 pegamos uma subida bem dura conhecida como “Morro do Chorão”. Depois o caminho ficou plano, com longas descidas, porém o calor não deu trégua, tornando a pedalada bem difícil. Passamos ainda por algumas guaritas de acesso ao Parque Nacional Serra da Capivara e um mirante.

wpid 20130902 091257 148° dia. De Sítio Mocó a São João do Piauí

wpid 20130902 094145 148° dia. De Sítio Mocó a São João do Piauí

Mirante

wpid 20130902 110723 148° dia. De Sítio Mocó a São João do Piauí

Próximo à entrada do município de João Costa, nosso estoque de água estava quase no fim quando vimos um bar dentro de um pequeno assentamento. A senhora que nos atendeu conversou conosco sobre as relações políticas da região. Ela discorreu sobre o coronelismo no sul do Piauí, a troca de favores, a compra de votos e o fato de que muitos prefeitos moram em cidades distantes daquelas onde foram eleitos e até mesmo em outro estado. No dia das eleições, eles levam caminhões cheios de eleitores com título supostamente transferidos para que ganhem.
O descaso é grande e os moradores sofrem muito com a escassez da água. Esta questão parece não ser somente de fundo ambiental, mas também político.

wpid 20130902 130359 148° dia. De Sítio Mocó a São João do Piauí

Depois de 81 km, chegamos ao Centro de São João do Piauí, muito cansados.
Durante o dia, a bicicleta apresentou um problema na caixa dianteira, que começou a estalar muito. Na cidade, nos aconselharam a procurar a oficina Rose Motobike, pois seria a melhor do local. Chegando lá, fomos muito bem atendidos e, além de resolver o problema, os proprietários nos deram um super desconto. Essa generosidade tem sido uma marca dos piauienses.

wpid 20130902 134833 148° dia. De Sítio Mocó a São João do Piauí

Igreja em São João do Piauí

Compartilhe e Curta!
 148° dia. De Sítio Mocó a São João do Piauí

Sobre

Romulo e Mariana são casados, amam o cicloturismo e estão dando a volta ao mundo em uma bicicleta tandem.

Outras Aventuras:

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/pacot547/public_html/doisnabike.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273