
set 6, 2013
A meta do dia (05/09) era pedalar até Colônia do Piauí, que está a 77 km de Simplício. Saímos às 5:40 h da manhã para tentar fugir do calor. Demos uma boa esticada, pois o terreno conta com subidas e descidas bem suaves.
Nascer do sol
Porteira no caminho
Cemitério na beira da estrada
Após 55 km, um caminhoneiro parou no acostamento e nos ofereceu carona. Ele estava sozinho e estava indo para Floriano buscar cimento. Ednilson nos ajudou a colocar a bicicleta na carroceria e disse estar feliz por ter companhia em sua viagem.
A princípio, seguiríamos com ele até Oeiras, que está a 27 km de Colônia do Piauí. Porém, durante nossa conversa, Ednilson nos explicou que para chegar em Teresina o melhor caminho seria por Floriano, que fica às margens do Rio Parnaíba. Acrescentou que assim teríamos mais cidades pelo trajeto, além do fato de estarmos próximos a um rio caudaloso. Diante da região seca em que estávamos, tornou-se uma opção irresistível.
Ao sairmos de Oeiras, fomos informados que estávamos entrando na Rodovia Transamazônica.
Viajamos de caminhão por esta rodovia até próximo à entrada de Floriano. Conversamos sobre a vida de caminhoneiro, viagens e política local.
Foi uma carona providencial, a temperatura neste dia passou de 40°C. À medida em que fomos nos aproximando de Floriano, a vegetação, que era extremamente seca e baixa, foi se tornando verde e mais alta. Observamos até ipês amarelos como no cerrado.
Ao final da viagem, Ednilson nos emocionou com a seguinte frase:
“É difícil ver dois corações combinarem de sair assim pelo mundo juntos!”
Ednilson
Ficamos a 10 km da cidade e pedalamos até o cais para ver, finalmente, o Velho Monge, como é conhecido o Parnaíba.
Beira do cais
Retornamos ao centro e encontramos a simpática Pousada Toca dos Coelhos, onde ganhamos um super desconto.
Decidimos ficar mais um dia na cidade.
Hoje, quinta-feira, visitamos a Cidade Cenográfica onde todos os anos acontece a encenação da Paixão de Cristo com atores famosos.
Cidade Cenográfica
Cidade Cenográfica
De lá, atravessamos a divisa entre Piauí e Maranhão pela ponte e fomos até a cidade de Barão de Grajaú, já no estado do Maranhão.
Passeamos pelo pequeno centro e atravessamos de volta de balsa. A travessia custa R$1,00 e dura 2 minutos.
Vista de Floriano por Barão de Grajaú
Balsa
Lavadeiras no rio