3° semana na Chapada dos Veadeiros

ago 3, 2013

O domingo (28/07) começou com uma carona até São Jorge para nos despedirmos de Roberta e das duas Julianas que voltavam neste dia para Niterói. De lá, fomos conhecer as cachoeiras Cariocas e Canion 2 que ficam dentro do PNCV (Parque Nacional Chapada dos Veadeiros). O acesso é feito por uma trilha de 5 km.

wpid 20130728 120900 3° semana na Chapada dos Veadeiros

Cariocas

wpid 20130728 140754 3° semana na Chapada dos Veadeiros

Cânion 2

Nesta trilha também há a possibilidade de conhecer o Cânion 1, porém nesta época a visitação está proibida por causa da reprodução do pato mergulhão, que se encontra ameaçado de extinção. Voltamos de carona com o Luís, que é um dos responsáveis pelo parque e já havia nos dado carona semana passada.
Na segunda-feira levamos a bicicleta para a oficina do Seu Nivaldo e o conserto foi realizado pelo seu filho Marcos. A dupla não poupou esforços para nos ajudar e, apesar de não ter o pé de vela ideal, fizeram questão de desmontar um outro e adaptá-lo. O trabalho ficou 100%.
Terça-feira: com o pé de vela e o cabo de aço trocados, seguimos para o Vale da Lua, que fica há 35 km daqui, sendo que 12 km são de estrada de terra, o que significa muito barro agarrado no corpo e na bicicleta.
O lugar é de uma beleza excêntrica, as formações rochosas ao longo do rio são diferentes de tudo o que já vimos. Elas formam crateras lisas e sem vegetação que vão construindo piscinas pelo trajeto do rio, daí a origem do seu nome, pois parece que estamos observando a superfície lunar.

wpid 20130730 131447 3° semana na Chapada dos Veadeiros

wpid 20130730 132134 3° semana na Chapada dos Veadeiros

wpid 20130730 121947 1 3° semana na Chapada dos Veadeiros

wpid 20130730 140243 3° semana na Chapada dos Veadeiros

Voltamos para casa, o que rendeu 70 km pedalados.
Quarta-feira demos uma volta nos bairros do entorno, subimos um morro e tivemos uma vista panorâmica da cidade. Nada de extravagâncias, pois estávamos nos  preparando para trilhas mais pesadas.
Quinta-feira, saímos de casa de manhã com a intenção de dormir em São Jorge para que no dia seguinte chegássemos às 6:30 da manhã no PNCV com o objetivo de fazer a Travessia das Sete Quedas (23 km) num dia só. Pegamos carona com o Sílvio, que coincidentemente estava seguindo para o parque para iniciar a travessia, só que, diferente de nós,  ele iria passar a noite lá dentro e continuar no dia seguinte, ou seja, em duas etapas.
Sílvio nos deixou no centro e de lá caminhamos por 4 km até o Santuário Ecológico Raizama. A trilha segue por 2300 m passando pelo Córrego Raizama, pelo Salto Raizama e pelas piscinas naturais do Rio São Miguel. No local observamos uma vegetação alta e densa com aparência de Mata Atlântica, lembrando um oásis.

wpid 20130801 151102 3° semana na Chapada dos Veadeiros

wpid 20130801 143422 3° semana na Chapada dos Veadeiros

wpid 20130801 145618 3° semana na Chapada dos Veadeiros

Na saída, pegamos carona com um casal muito legal: Charles e Daniela. Eles já estavam dando carona para um casal, a Isabela, que é niteroiense e seu namorado paulista, mas mesmo assim  gentilmente nos levaram de volta a São Jorge. Chegando lá, fomos todos para um barzinho. Charles,  que é goiano, nos contou muitas histórias e passamos a tarde e o início da noite filosofando sobre vida e viagem.

wpid 20130801 161324 3° semana na Chapada dos Veadeiros

Charles, Daniela, Isabela e o Paulista

Na sexta-feira acordamos às 6 h e fomos para o parque. Para realizar a travessia é preciso preencher um formulário, assinar o Termo de Responsabilidade e Conhecimento de Risco, pegar o guia de bolso com o mapa e receber um cartão que deve ser depositado em uma urna no final da trilha.
Iniciamos a trilha de 23 km às 7 h.
Seguimos em direção ao cânion 1 e só o observamos de longe, pois está fechado.

wpid 20130802 073616 3° semana na Chapada dos Veadeiros

Trilha Cânions

wpid 20130802 092152 1 3° semana na Chapada dos Veadeiros

Parte do Cânion 1
A partir dali, passamos a seguir as setas laranjas que nos levariam até o destino final.
Pelo caminho nos deparamos com campos rupestres, veredas e cerrado stricto sensu (cobertura arbórea de árvores lenhosas com altura variando entre 3 e 5 m).
A caminhada nos levou até a primeira passagem pelo Rio Preto.

wpid 20130802 100442 3° semana na Chapada dos Veadeiros

Rio Preto

wpid 20130802 103223 3° semana na Chapada dos Veadeiros

Passagem pelo Rio Preto

Até ali percorremos 8 km. Nos refrescamos nas águas transparentes do rio e abastecemos as garrafas para seguir a trilha histórica dos garimpeiros. Essa região é conhecida como fiandeiras e são 8 km de campos floridos sem contato com o rio.
Durante toda a trilha pudemos observar muitas pegadas, humanas e de diversos outros bichos. Sabe-se que na região vivem veados, lobos guarás, antas, onças e emas.
Terminada esta etapa, chegamos à área de camping, novamente estávamos às margens do rio.
Ali almoçamos nossos sanduíches e descansamos um pouco.
Já podíamos ver as cachoeiras!
Subimos um pouco por uma trilha que vai até acima das quedas e aproveitamos as Sete Quedas só para nós. Um espetáculo! Um presente particular da Chapada!

wpid 20130802 134506 3° semana na Chapada dos Veadeiros

wpid 20130802 135844 3° semana na Chapada dos Veadeiros

wpid 20130802 134540 3° semana na Chapada dos Veadeiros

Os próximos 6 km são reservados a um segundo dia de caminhada, mas, como havíamos programado, seguimos em frente. Há um pouco de subida nos 3 km até o Posto da Mata Funda, uma torre de observação de incêndios. Dali em diante a caminhada é por uma estrada de terra que chega até a rodovia entre São Jorge e Alto Paraíso.
Às 16:15 h, depositamos nosso cartão na urna, cansados, mas muito felizes.

wpid 20130802 153932 3° semana na Chapada dos Veadeiros

wpid 20130802 162058 1 3° semana na Chapada dos Veadeiros

wpid 20130802 160849 3° semana na Chapada dos Veadeiros

Assim que chegamos à rodovia, Valtinho e Sandra pararam para nós e nos deixaram na esquina de casa.

wpid 20130802 170458 3° semana na Chapada dos Veadeiros

Valtinho e Sandra

Essas caronas nos dão oportunidade de conhecer pessoas ótimas e trocar experiências.
Hoje, sábado, a ideia era descansar em casa. Ainda bem, pois recebemos dois visitantes que iniciaram uma viagem de bicicleta a partir daqui. Eles vieram nos conhecer após lerem o blog.
Felipe e Bruno são amigos de longa data e decidiram conhecer juntos a região. Passamos uma tarde ótima com eles. Conversamos sobre cicloviagem, roteiros e personagens que encontramos pelo caminho. Descobrimos que temos um conhecido em comum: o Roque, que pedala por esta região com seus cachorros Raia e Sol. Ele contou que o nome escolhido era Raio, mas como era fêmea, ele mudou para Raia. Na terça-feira o encontramos. Ele nos ofereceu cachaça e cigarro. Agradecemos com um “não, obrigado!” e perguntamos há quanto tempo ele viaja de bicicleta. Ele simplesmente respondeu:
- Há 46 anos!

wpid 20130803 160345 3° semana na Chapada dos Veadeiros

Felipe e Bruno

Compartilhe e Curta!
 3° semana na Chapada dos Veadeiros

Sobre

Romulo e Mariana são casados, amam o cicloturismo e estão dando a volta ao mundo em uma bicicleta tandem.

Outras Aventuras:

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/pacot547/public_html/doisnabike.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273