42° dia. De Niterói (Piratininga) a Saquarema

mai 21, 2013

Dia de reinício da viagem (20/05). Foi difícil deixar o carinho de todos para viajar, mas também, já estávamos super ansiosos para retornar à estrada.

wpid 20130520 080303 42° dia. De Niterói (Piratininga) a Saquarema

Decidimos seguir para a Região dos Lagos (RJ) com destino a Saquarema. Lá ficaríamos hospedados em Itaúna, pois nossos amigos Paulo e Zélia gentilmente emprestaram sua casa.
Saímos do Cafubá em Piratininga para subir a Serra da Tiririca  e chegar em Itaipuaçu (Maricá) sem pegar trânsito.
A subida da serra é bem pesada e íngreme. Empurramos a bicicleta na subida e até mesmo na descida, pois não foi possível segurá-la com o freio.

wpid 20130520 091232 42° dia. De Niterói (Piratininga) a Saquarema

Ao chegarmos em Itaipuaçu,  seguimos pela estradinha de terra na orla da praia até Ponta Negra. Demoramos muito tempo para chegar lá, pois por causa das chuvas o caminho estava com bastante buraco e lama. Seguimos pela orla até a chegada a Saquarema, ora por estradinha de terra, ora por asfalto, sempre próximos às lagoas e praias. Este percurso que escolhemos é conhecido como “Caminhos de Darwin”.
O naturalista Charles Darwin esteve por estas bandas enquanto viajava o mundo a bordo do navio Beagles, entre os anos de 1832 e 1837.  O cientista britânico passou por Saquarema em 1832. Ele ficou totalmente empolgado com a beleza da natureza. Em 9 de abril de 1832, Charles Darwin escreveu sobre o encontro dele com a floresta:
“Alguns dias depois de chegar, comecei uma expedição de 150 milhas para o Rio Macaé….  Ali vi, pela primeira vez, uma floresta tropical em toda a sua grandeza sublime – nada além da realidade pode dar uma idéia de quão maravilhosa e grandiosa é essa paisagem….  Nunca experimentei tão intenso deleite.”
De Saquarema, Charles Darwin escreveu bastante entusiasmado sobre a Lagoa de Saquarema:
“A bela vista da floresta nas montanhas distantes refletida na água perfeitamente calma de uma extensa lagoa”.
É bom que se diga que Darwin viajou nesta região a cavalo.
Em Saquarema, fomos em  direção a Itaúna, onde chegamos após 74 km pedalados.

wpid 20130520 095510 1 42° dia. De Niterói (Piratininga) a Saquarema

wpid 20130520 163518 42° dia. De Niterói (Piratininga) a Saquarema

Saquarema

wpid 20130520 164044 42° dia. De Niterói (Piratininga) a Saquarema

Obrigado aos familiares e amigos pelo carinho ao longo destas duas semanas. Infelizmente não foi possível estar com todos os amigos, por isto pedimos desculpas.

Compartilhe e Curta!
 42° dia. De Niterói (Piratininga) a Saquarema

Sobre

Romulo e Mariana são casados, amam o cicloturismo e estão dando a volta ao mundo em uma bicicleta tandem.

Outras Aventuras:

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/pacot547/public_html/doisnabike.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273