52° dia. De Conselheiro Paulino (Nova Friburgo) a Sumidouro

mai 31, 2013

Depois de dois dias dentro da cidade de Nova Friburgo, chegamos a Sumidouro.
O município de Sumidouro recebeu essa denominação pelo fato de, no passado, um trecho do Rio Paquequer, em uma determinada parte do seu trajeto, descer por entre as pedras e rochas e só reaparecer metros depois, formando assim um “sumidouro”. Atualmente este acidente geográfico não pode mais ser observado devido a processos de erosão no local.
Nesta cidade, localiza-se a Cascata Conde d’Eu, considerada a maior cachoeira do estado do Rio de Janeiro, com 127 metros de queda.
Bem, logo na saída de Conselheiro Paulino, pegamos uma subida muito forte de 10 km e em seguida descemos bruscamente até uma região de vale, para depois começar a subir novamente e descer forte até outro vale. Não havia meio termo, eram subidas e descidas bruscas…

wpid 20130530 093521 1 52° dia. De Conselheiro Paulino (Nova Friburgo) a Sumidouro

wpid 20130530 101651 52° dia. De Conselheiro Paulino (Nova Friburgo) a Sumidouro

wpid 20130530 110116 52° dia. De Conselheiro Paulino (Nova Friburgo) a Sumidouro

Após esta sequência de montanhas, finalmente pedalamos por uma região mais plana até atingir o Centro do município.
Neste último trecho pudemos observar ao lado da estrada duas belas cachoeiras.

wpid 20130530 115825 52° dia. De Conselheiro Paulino (Nova Friburgo) a Sumidouro

wpid 20130530 114925 52° dia. De Conselheiro Paulino (Nova Friburgo) a Sumidouro

No centro, nos deparamos com um visual bucólico de cidade do interior. Por ser dia de Corpus  Christi, estava acontecendo a confecção dos tradicionais tapetes de rua.
Ficamos ali parados contemplando a paz da cidade.

wpid 20130530 122030 52° dia. De Conselheiro Paulino (Nova Friburgo) a Sumidouro

O dia, que já estava muito agradável, ganhou um toque especial quando crianças e adolescentes, admirados com a bicicleta, aproximaram-se e ficaram conversando conosco.
Em seguida, conhecemos a Érica, mãe de dois deles. Conversa vai e conversa vem, ela nos ofereceu chuveiro e local para acampar ao saber do nosso projeto de viagem.
Pegamos o endereço do sítio do seu pai e marcamos um encontro mais tarde com sua família.
Ao sairmos do centro, as crianças que estavam de bicicleta, comandadas pelo João Marcos, resolveram nos mostrar a cidade e nos acompanharam por um trecho. Foi fantástico!
Nosso grupo foi batizado por eles de “trenzinho da alegria” e eles iam dizendo pelo caminho: “Piuí, Piauí, olha o trenzinho da alegria passando em sua rua!”
Foi muito engraçado. Nos divertimos muito!

wpid 20130530 134643 52° dia. De Conselheiro Paulino (Nova Friburgo) a Sumidouro

Thiago, Alexandre, Antônio Pedro,         João Marcos e Cesar

wpid 20130530 142141 1 52° dia. De Conselheiro Paulino (Nova Friburgo) a Sumidouro

Trenzinho da Alegria

Reencontramos com Érica na estrada e ela nos levou até a casa de seus pais, para as devidas apresentações. Lá conhecemos também Galileu, que é amigo da família e dono do sítio vizinho. Acabamos montando nosso acampamento no sítio dele.
(Não temos sua foto, pois a figura não se deixa fotografar).

wpid 20130530 152516 52° dia. De Conselheiro Paulino (Nova Friburgo) a Sumidouro

Érica e seus filhos Amy e Antônio Pedro

wpid 20130530 172117 52° dia. De Conselheiro Paulino (Nova Friburgo) a Sumidouro

Gaia

Ainda tomamos café com broa na casa da dona Lourdes e seu Hélio, pais da Érica, e conhecemos outras pessoas da família.

wpid 20130531 092157 1 52° dia. De Conselheiro Paulino (Nova Friburgo) a Sumidouro

Seu Hélio e Dona Lourdes

Após banho tomado e barraca montada, voltamos ao centro da cidade para festa de Corpus Christi.
Como combinado, encontramos Érica e família. Passeando pela cidade, paramos em frente a um bar para cumprimentar Galileu, que estava com um grupo de amigos, dentre eles Ayrton Ramos. Este é nacionalmente conhecido pela homenagem que faz a Raul Seixas através de um show cover do artista. Foi muito legal conhecê-lo, principalmente para a parte masculina do “dois na bike”, já que Raul é seu maior ídolo musical.

wpid 20130530 211449 52° dia. De Conselheiro Paulino (Nova Friburgo) a Sumidouro

Sumidouro foi a última cidade do estado do Rio de Janeiro em que passamos a noite nesta viagem e a despedida não poderia ter sido melhor.
Agradecemos a Érica e a todos os amigos que fizemos na cidade pelo carinho e acolhimento.

Compartilhe e Curta!
 52° dia. De Conselheiro Paulino (Nova Friburgo) a Sumidouro

Sobre

Romulo e Mariana são casados, amam o cicloturismo e estão dando a volta ao mundo em uma bicicleta tandem.

Outras Aventuras:

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/pacot547/public_html/doisnabike.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273