96° dia. De São Gabriel a São João d’ Aliança.

96° dia. De São Gabriel a São João d’ Aliança.

jul 13, 2013

Para chegar em São  João d’Aliança, deveríamos pedalar hoje 65 km.

wpid 20130712 085446 96° dia. De São Gabriel a São João d Aliança.

O trajeto foi bem tranquilo, o relevo é praticamente todo plano com poucas subidas e descidas, porém como estava muito fácil, resolvemos complicar um pouco. Quando faltavam apenas 13 km para a chegada, paramos em uma pamonharia. Lanche muito bom, café fresquinho, banheiro limpinho e… casaco esquecido! Só percebemos o incidente 8 km a frente, o que nos rendeu 16 km ou 1 hora a mais de pedal por causa do resgate.
Chegamos à cidade com 81 km pedalados e paramos no primeiro hotel que avistamos. O hotel tinha acabado de ser inaugurado, estava mais barato que camping e ainda ganhamos desconto.
São João d’Aliança é o município considerado porta de entrada da Chapada dos Veadeiros, ficamos emocionados com a placa.

wpid 20130712 101917 96° dia. De São Gabriel a São João d Aliança.

wpid 20130712 154017 96° dia. De São Gabriel a São João d Aliança.

O primeiro registro oficial de São João d’Aliança é de 1910[5]. Consta que o povoado possuía duas casas e uma capela dedicada a São João Batista. Pertencia ao Município do Forte e se chamava Capetinga, palavra de origem tupi-guarani que segundo moradores significa “água branca” ou “águas claras”. Mais tarde, em louvor ao padroeiro São João Batista, o povoado passou a se chamar São João da Capetinga.
Entre 11 e 20 de setembro de 1926 a Coluna Prestes atravessou o município, passando por trilhas cavaleiras com uma comitiva de políticos. Por ser este local ponto de apoio da Aliança Liberal, o nome do município foi modificado. Em 22 de abril de 1931, o povoado foi elevado à categoria de vila e denominado São João d’Aliança. O município foi extinto em 1939, quando passou a ser distrito do município de Formosa. Apenas quinze anos depois, em 1º de outubro de 1953, foi novamente elevado à categoria de município.
A topografia do município é marcada pela Serra Geral do Paranã, que atravessa a região de Norte a Sul formando uma exuberante área de transição entre cerrados e florestas úmidas pré-amazônicas.
Seus principais rios, afluentes do rio Tocantins, são Paranã, Tocantinzinho, Cachoeirinha e Brancas. Eles oferecem impressionantes cachoeiras e corredeiras propícias ao ecoturismo e aos esportes de aventuras.

Compartilhe e Curta!
 96° dia. De São Gabriel a São João d Aliança.

Sobre

Romulo e Mariana são casados, amam o cicloturismo e estão dando a volta ao mundo em uma bicicleta tandem.

Outras Aventuras:


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/pacot547/public_html/doisnabike.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273