416º dia. Ancona (Itália) a Split (Croácia) *Navio

mai 22, 2014

A viagem foi boa e tranquila. De manhã preparamos nosso café enquanto aguardávamos o desembarque previsto para às 7h. Não podíamos comprar nada no navio, pois era croata da empresa Jadronilinja, a moeda corrente já era a Kuna croata e não aceitavam cartões. No porto conhecemos um casal de gaúchos que moram na Irlanda e estavam passeando pela Croácia.

Pegamos a bicicleta no estacionamento, colocamos os alforjes e desembarcamos. Tivemos nossos passaportes carimbados e logo começamos a ganhar muitos acenos por causa da bandeira brasileira, estávamos próximos do início da copa do mundo e os croatas são apaixonados por futebol.

Split ou Espalato fica na região da Dalmácia e já foi uma das províncias do Império Romano, o imperador Diocleciano que governou de 284 a 305, construiu  aqui a suntuosa sede para seu governo.

Pedalamos pelo centro histórico da cidade. Perto do porto fica o Palácio Diocleciano, Patrimônio Cultural da UNESCO. Ele é a maior estrutura romana continuamente habitada do mundo, foi residência oficial do imperador, quando ele abdicou seu trono. Toda a estrutura do palácio onde Diocleciano viveu os seus últimos dias ocupa uma área total de 35 mil metros quadrados. Mais tarde, transformou-se em sede do governo provincial, virou fábrica de tecidos, armazém de armamentos, comércio, lugar de prostituição e etc  até se tornar o centro atual da cidade de Split.

O palácio é cercado por uma fortificação e é possível ingressar nele por um dos quatro portões localizados no centro de cada uma das paredes. Dentro há ruas que separam diferentes prédios onde eram quartos e setores do próprio castelo, como a cozinha real, os quartos dos moradores e empregados e templos.

A visita só pode ser realizada a pé, veículos não transitam.
Quase toda a estrutura  permanece conservada e aberta ao público e é o próprio centro histórico da cidade. Há lojas, igrejas, museus, restaurantes, pousadas, albergues, feiras…

No passeio conhecemos um gaúcho muito simpático que nos deu algumas dicas sobre o país.

Seguindo placas, pedalamos por 18km e chegamos a uma praia onde nos instalamos num camping muito bom. A recepcionista nos ensinou várias expressões croatas. Fizemos umas comprinhas, sacamos umas kunas e comemos uma pizza. Estávamos com uma sensação estranha, meio “peixes fora d’água”, nenhuma palavra podemos associar ao português, diferente do espanhol, francês e italiano…  Além de precisarmos trabalhar com uma moeda diferente do euro.

DSC 0274 1 300x238 416º dia. Ancona (Itália) a Split (Croácia) *Navio

DSC 0275 300x225 416º dia. Ancona (Itália) a Split (Croácia) *Navio
Após o café, aguardando o desembarque

DSC 0276 300x225 416º dia. Ancona (Itália) a Split (Croácia) *Navio

Estacionamento do ferry

DSC 0277 300x225 416º dia. Ancona (Itália) a Split (Croácia) *Navio

Saindo do ferry

DSC 0278 300x225 416º dia. Ancona (Itália) a Split (Croácia) *Navio

Split da janela do ferry

DSC 0279 300x225 416º dia. Ancona (Itália) a Split (Croácia) *Navio

Compartilhe e Curta!
 416º dia. Ancona (Itália) a Split (Croácia) *Navio

Sobre

Romulo e Mariana são casados, amam o cicloturismo e estão dando a volta ao mundo em uma bicicleta tandem.

Outras Aventuras:

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/pacot547/public_html/doisnabike.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273