420º dia. Blace (Croácia), Neum (Bósnia), Slano (Croácia)

mai 26, 2014

O terreno continua bem difícil, pedalamos por mais ou menos 20 km e encontramos a fronteira com a Bósnia e Herzegovina, tivemos nossos passaportes carimbados e seguimos por quase 10 km neste pedacinho de praia pertencente a Bósnia, cuja cidade portuária é Neum, a única saída do país para o mar. Paramos aqui e compramos uns muffins, salgados assados e um suco num mercadinho, sem saber o preço de nada, (a moeda é o marco conversível)  passamos nosso cartão e pagamos. Existem muitas pousadas e hotéis com preços inferiores aos da Croácia. Saímos da Bósnia e entramos novamente na Croácia.

DSC 0334 300x225 420º dia. Blace (Croácia), Neum (Bósnia), Slano (Croácia)

Área rural de Blace, mirante.

dubrovnik map 2 300x144 420º dia. Blace (Croácia), Neum (Bósnia), Slano (Croácia)

mapa motrando Neum

DSC 0335 300x225 420º dia. Blace (Croácia), Neum (Bósnia), Slano (Croácia)

Fronteira Croácia-Bósnia

DSC 0337 300x225 420º dia. Blace (Croácia), Neum (Bósnia), Slano (Croácia)

Neum

DSC 0338 300x225 420º dia. Blace (Croácia), Neum (Bósnia), Slano (Croácia)

DSC 0339 300x225 420º dia. Blace (Croácia), Neum (Bósnia), Slano (Croácia)

Neum, casas de veraneio

Observamos pelo caminho  escombros e casas abandonadas por causa da guerra. Não percorremos longa distância somente 55 km, mas chegamos bem cansados pelas longas subidas num camping entre a estrada e o mar. O casal proprietário preparou um jantar para nós com filé de frango empanado, batatas cozidas, salada, pão e suco de romã, tudo orgânico e de produtores locais.

O homem conversou muito, nos contou sobre a recente Guerra dos Bálcãs, quando sua família teve que fugir para o norte enquanto as tropas de Sérvia e Montenegro avançavam. Depois voltaram e estava tudo bombardeado, sua propriedade no chão e tiveram que reconstruir tudo. Muitos vizinhos não voltaram. Depois da guerra, muitas terras foram vendidas a baixos preços para investidores, principalmente, suíços e alemães. Foi uma conversa muito triste, o homem é cheio de mágoas e sua vida gira em torno do passado, não conseguiu dar a volta por cima ainda…

download 300x108 420º dia. Blace (Croácia), Neum (Bósnia), Slano (Croácia)

Slano

Compartilhe e Curta!
 420º dia. Blace (Croácia), Neum (Bósnia), Slano (Croácia)

Sobre

Romulo e Mariana são casados, amam o cicloturismo e estão dando a volta ao mundo em uma bicicleta tandem.

Outras Aventuras:

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/pacot547/public_html/doisnabike.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273