429º dia.Durres a Fier

429º dia.Durres a Fier

jun 4, 2014

Os albaneses são muito simpáticos e sorridentes conosco, oferecem ajuda o tempo todo, gostam de interagir com os estrangeiros e as crianças vem correndo falar em inglês. Possivelmente por toda a história de ditadura recente.

DSC 0388 300x225 429º dia.Durres a Fier

Esse albanês fez questão de dar uma volta na bike

Entre 1945 e 1985, Ever Hoxha o ditador da Albânia,  proibiu a barba, máquinas de escrever e TVs em cores. Hoxha construiu 750 mil bunkers (pequenas casas fechadas e fortificadas) em um país de 3 milhões de pessoas, tudo por medo de uma invasão da Iugoslávia ele tinha uma forte relação pessoal e admiração por Josef Stalin.  Muitos bunkers ainda estão lá, vimos vários. Neste período ninguém viajava para lá, ninguém saía de lá: a Albânia era um mistério, um enigma. O ditador morreu e os herdeiros mantiveram o regime por mais cinco anos.  Desde então, a Albânia está abrindo-se e o mundo encontrou  um povo parado no tempo, pobre e oprimido.

DSC 0395 300x225 429º dia.Durres a Fier

Bunker

A palavra máfia  sempre aparece nas conversas com as pessoas, quando estamos falando sobre o país.

Fizemos 82 km somente no plano mais uma vez, desde que chegamos no país tem sido assim, mas sabemos que as montanhas nos aguardam mais a frente…

O GPS, mostrava a Laguna Karavastase,  pegamos um desvio para conhecê-la. A região em volta da lagoa é uma imensa área rural, com cultivo de hortaliças. Observamos muito lixo nas ruas e córregos, o esgoto corre a céu aberto na porta das casas que são sempre grandes e bonitas.

Sentamos na beira da estrada para esquentar nosso almoço preparado anteriormente (arroz, feijão e calabresa) e um senhor nos convidou para sua casa, ele ficava olhando nossa comida e rindo, oferecemos a comida e ele ria mais ainda…

DSC 0394 300x225 429º dia.Durres a Fier

Laguna Karavastase

Compartilhe e Curta!
 429º dia.Durres a Fier

Sobre

Romulo e Mariana são casados, amam o cicloturismo e estão dando a volta ao mundo em uma bicicleta tandem.

Outras Aventuras:


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/pacot547/public_html/doisnabike.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273