
jun 9, 2014
Antes de entrarmos num novo país, visitamos o Parque Nacional de Butrinti, Patrimônio Mundial da UNESCO. Ingresso a 1.400 lekes ou 5 euros cada. O guarda queria cobrar pela bicicleta, mas só conseguiu uma bronca do funcionário da recepção…
Butrinti é uma cidade abandonada, habitada desde tempos pré-históricos. Já foi uma colônia grega, uma cidade romana e um bispado. Viveu períodos de prosperidade sob administração bizantina e depois com a ocupação pelos venezianos. A cidade foi abandonada no final da Idade Média. O presente sítio arqueológico é um repositório de ruínas que representam cada período de desenvolvimento da cidade.
Ficamos por lá, durante duas horas.
Boa parte do trajeto foi plano, com poucas subidas.
Balsa improvisada
Atravessamos a fronteira com a Grécia e após os carimbos nos passaportes, choveu forte e rapidamente, como estava muito quente não demorou muito e já estávamos secos. Era uma descida forte e fomos bem devagar. Pedalamos até o porto de Igoumenitsa com a intenção de pegar um ferry até Patras. Lá encontramos um casal que dormiu no camping em Ksamil, eles estavam de motorhome.
Não havia ferry boat para Patras, nos explicaram mais tarde que muitas rotas de barco não existem mais, consequência da crise.
Achamos a cidade suja e mal cuidada.
Jantamos num restaurante simples no centro, fomos atendidos por um albanês gente boa, que deu um desconto. Ele nos indicou um camping que estaria a uns 10 km mais a frente. Seguimos para lá, bem desanimados, pois teríamos que refazer todo o roteiro e ter sempre outro plano, pois com a falta de barcos ficaria bem complicado o deslocamento, já que as ilhas são a principal característica da geografia da Grécia (além de serem montanhosas) e parte integrante da cultura do país e da sua tradição. As terras Gregas incluem 6.000 ilhas e ilhéus espalhadas nosMares Egeu e Jônico, das quais apenas 227 ilhas são habitadas. O arquipélago Grego conta com 7.500 km do litoral do país de um total de 16 mil km.
O camping era muito bom, bonito e num local privilegiado, de frente para o mar. Todos os preços subiram exorbitantemente, comparando com Albânia, Montenegro e Croácia.
Estamos novamente num país integrante da União Européia.