
abr 23, 2014
Nossos amigos Christine e Mathias entraram em contato com seus amigos da cidade de Nimes, Josyane e Serge, então combinamos com eles que iríamos dormir em sua casa hoje.
Como o tempo estava chuvoso, decidimos tomar um trem até lá.
A caminho da estação, fomos parados por um grupo de uma igreja protestante que estava em festa pela Páscoa, eles nos convidaram para o café que estava ocorrendo após o culto. Todos queriam saber sobre nossa viagem e numa mistura de espanhol, francês, inglês e português conversamos animadamente. Na segunda-feira aqui na França também é feriado de Páscoa.
Na estação, tiramos as bagagens da bicicleta, compactamos o máximo possível e aguardamos a chegada do trem que segundo informações teria vagões para bicicletas. Quando o trem chegou, a imagem que tínhamos em mente do tal vagão foi por água abaixo. O que existe são ganchos para pendurar as bicicletas com bancos embaixo, que por sinal estavam todos ocupados por pessoas sem bicicleta. O trem seguia cada vez mais lotado e mais bicicletas iam amontoando-se junto aos passageiros, um verdadeiro caos!
Depois de 1 hora nesse sufoco, descemos em Nimes, uma cidade belíssima cheia de vestígios do Império Romano, com destaque para uma arena de jogos romanos muito bem conservada localizada no Centro.
Pedalamos pela cidade e depois de 14 km chegamos a casa de nossos anfitriões.
Serge, Josy e Samuel (filho do casal) nos receberam como velhos amigos, prepararam um jantar para nós, nos levaram para passear na Pont du Gard e nos deram um quarto muito aconchegante.
Serge nos contou que Nimes é considerada a “Roma Francesa” , pois além do conjunto arquitetônico, está localizada entre sete colinas.
Pela manhã, tomamos café juntos, com direito a croissants, fogaccia e lanhe para viagem.
Na saída, Serge fez questão de pedalar com a gente por um caminho que seria mais fácil para sseguirmos até Saint Remy da Provence.
Jamais esqueceremos o carinho desta família tão especial que tem um laço forte com o Brasil.
Pont du Gard, aqueduto romano
Serge no pedal