
abr 17, 2013
Hoje o dia promete, pois planejamos e nos preparamos psicologicamente para subir a Estrada da Graciosa. Acordamos cedo e conferimos o tempo: sol, céu azul e sem neblina. Perfeito!
A despedida de Mary Anne e Marcelo foi com um café da manhã bem gostoso. Seguimos em direção a Graciosa por uns 10 km, passando pelo bucólico Porto de Cima, mais uma grata surpresa, rio lindíssimo cortando o lugar. Entendemos porque Morretes é o segundo destino mais procurado do Paraná, só fica atrás de Foz do Iguaçu. Imperdível!
Chegamos ao início da tão esperada e temida Estrada da Graciosa. São 20 Km de subidas e curvas sinuosas, porém, todo o esforço é compensado pelo cenário estonteante, composto por Mata Atlântica preservada, hortênsias por todo o caminho e quedas d’água. Fomos presenteados com a presença de maritacas e até de um tucano que sobrevoavam a região. Esta estrada teve sua construção iniciada em 1873 com o objetivo de abrir caminho pela Serra do Mar para ligar Curitiba ao porto de Paranaguá e escoar produtos.
Ao final do caminho, passando por Quatro Barras, atingimos a Rodovia Régis Bittencourt. Estamos próximos da fronteira com o estado de São Paulo.
* 47 Km percorridos.