329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

mar 8, 2014

Tomamos um café super saudável com Ian e Janaína, os dois são vegetarianos, e seguimos para Coruripe, abastecidos de bastante água, pois o GPS mostrava haver poucos pontos de apoio pelo caminho e o sol estava de rachar.
Passamos por Barra de São Miguel,  atravessamos a ponte sobre a Lagoa do Roteiro e chegamos ao município de Roteiro, onde fica a famosa e bela Praia do Gunga. Não descemos até ela, pois é uma ladeira considerável, mas há um mirante e de lá ficamos admirando a paisagem.

wpid 20140306 094929 329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

Lagoa do Roteiro

wpid 20140306 095528 1 329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

wpid 20140306 101223 329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

E no caminho…

wpid 20140306 102206 329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

Dali em diante é um mar de morros e a estrada afasta-se das praias. É um sobe e desce muito cansativo debaixo do sol forte, porém o visual das praias lá de cima é compensador.
Já perto da hora do almoço, e mortos de fome,  paramos no primeiro povoado que encontramos em Jequiá da Praia.

wpid 20140306 113605 329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

Jequiá

wpid 20140306 132009 329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

Depois do almoço, paramos na Praia de Duas Barras, na foz do Rio Jequiá. Tomamos banho de rio e conhecemos uma família de Maceió que nos deu água de côco, doce de leite, manga e sanduíches de atum para viagem!

wpid 20140306 134529 329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

wpid 20140306 141336 329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

wpid 20140306 141345 329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

O relevo muda e fica bem mais suave, porém a rodovia está em obras e foi ali que sofremos nosso primeiro tombo. Não foi bem uma queda completa. Um alforje agarrou em uma madeira que demarcava a altura do futuro asfalto e nós fomos ao chão lentamente, dando tempo de segurar a bicicleta… Com alguns arranhões e muito piche grudado nas pernas seguimos às gargalhadas em direção à entrada de Pontal de Coruripe. Tem um descidão até a praia, que necessariamente será um subidão na saída, já que devemos voltar para pegar a rodovia novamente.
A praia tem piscinas naturais e um pôr do sol lindo.
O lugar é tranquilo, rústico e ainda tem TV na praça.
Fomos procurar “As Casinhas da Ada”, uma pousada famosa por acolher viajantes mochileiros e “bicicleteiros”. Ada é muito simpática, super atenciosa e sua pousada é um lugar simples, mas muito acolhedor, limpo e organizado. Gostamos tanto que ficamos dois dias e curtimos bastante o Pontal.
Lá reaprendemos a História da chegada de Cabral ao Brasil. Na entrada existe uma placa informando que o local foi o  primeiro a ter sido avistado por Cabral na costa brasileira, a teoria é a seguinte:
*”Na opinião de alguns estudiosos, nem em Ilhéus, nem em Porto Seguro, ou nem mesmo em toda a costa baiana, é possível encontrar as “barreiras altas e avermelhadas”, um monte muito alto e redondo com terras chãs ao sul ou os rios e lagoas que constam na história oficial do Brasil.
Para os que defendem a tese alagoana, a paisagem descrita por Caminha seriam, na verdade, as falésias (barreiras avermelhadas e brancas) de Coruripe, São Miguel dos Campos, Gunga e Barra de São Miguel, todas em Alagoas, vistas do mar que banha a costa alagoana”
“A tese é defendida por vários estudiosos, entre eles Jayme de Altavilla, em seu livro “História da Civilização Alagoana”, editado pela primeira vez em 1938.
Altavilla – que chegou a expor sua tese durante uma conferência nacional de institutos históricos e geográficos, em 1940 – se baseia nos relatos do navegador holandês Alexander von Humboldt, segundo o qual as primeiras terras avistadas por Cabral estavam a 10 graus de latitude sul, o que corresponde às atuais regiões de Coruripe, Jequiá, Poxim e Barreiras. O monte arredondado avistado pelos navegantes e batizado como “Monte Pascoal” seria a serra da Naceia, em Anadia. ”

*(Texto do jornalista Fábio Costa publicado em seu site).

Dentre estas, existem várias outras evidências sobre esse assunto.

wpid 20140306 161237 1 329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

wpid 20140306 162745 329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

wpid 20140306 172837 329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

wpid 20140306 173544 329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

wpid 20140308 075254 329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

wpid 20140308 075233 329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

Compartilhe e Curta!
 329º dia. Praia do Francês (Marechal Deodoro) ao Pontal de Coruripe (Coruripe)

Sobre

Romulo e Mariana são casados, amam o cicloturismo e estão dando a volta ao mundo em uma bicicleta tandem.

Outras Aventuras:

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/pacot547/public_html/doisnabike.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273